Quarteto Radamés Gnattali - Dia 06 de Agosto


Pró-Música Temporada 2009 - Apresenta:
"Quarteto Radamés Gnattali"

Carla Rincón - Violino
Fernando Thebaldi - Viola
Vinicius Amaral - Violino
Paulo Santoro - Violoncelo
**********************************************************************************
Com um trabalho reconhecido pelo público e pela crítica especializada, o Quarteto Radamés Gnattali se destaca em nosso cenário sinfônico pela difusão do repertório tradicional da música de concerto como também pela divulgação de obras de compositores brasileiros, consagrados e em ascensão. Esta versatilidade tem pautado a trajetória do conjunto, que foi formado em 1994 por músicos das principais orquestras cariocas e já recebeu prêmios como o prestigiado Rumos Itaú Cultural.

O nome do Quarteto coloca em evidência uma de suas preocupações fundamentais: ao homenagear o compositor Radamés Gnattali (1906-1988), o grupo simboliza sua atenção à produção da música clássica brasileira, uma das razões de seu prestígio junto ao público. Em seu CD de estreia, Quadro Brasil, lançado em 2008 pelo Selo Rádio MEC, o Quarteto apresenta obras de quatro autores brasileiros do século XX "com vida e intensidade, uma interpretação realmente enérgica, temperada por pungente toque nostálgico", segundo a respeitada revista britânica The Strad.

O Quarteto participa de diversos festivais de música contemporânea, como a Bienal da Funarte e o Panorama da Escola de Música, tendo já realizado primeiras audições de obras especialmente dedicadas ao conjunto. Outro aspecto relevante do trabalho do Quarteto é a parceria com compositores brasileiros, como Ronaldo Miranda e Ricardo Tachuchian. Todos os anos, o Quarteto participa do Festival Villa-Lobos, como convidado do museu em memória do compositor, estabelecido no Rio de Janeiro. Em 2009, ano em que se completa o cinquentenário de sua morte, seus quartetos de cordas serão apresentados na íntegra.

Ao privilegiar o acesso à música sinfônica como uma manifestação artística livre de fronteiras sociais ou etárias, o Quarteto se engaja em projetos de cunho pedagógico, como a série Concertos Didáticos nas Escolas, da Funarte, no qual desenvolveu atividades de iniciação musical em instituições de ensino do Rio de Janeiro. A convite da Universidade Estadual da Califórnia-Stanislaus, o conjunto realizou uma elogiada turnê de concertos e workshops por várias cidades norteamericanas em 2007. Em 2009, com o apoio da Votorantim, o Quarteto embarca para quinze concertos didáticos em cinco municípios do Piauí, Acre e Mato Grosso.

O programa A Grande Música, da TVE Brasil, tem exibido frequentemente os
concertos do Quarteto Radamés Gnattali, que se apresenta com regularidade em salas de todo o Brasil, como as do SESC Santana e do CCBB em São Paulo, do Teatro da Caixa Econômica em Brasília, além de séries camerísticas no Rio de Janeiro, em espaços como a Sala Baden Powel, o Ibam, os Centros Culturais das Justiças Federal e Eleitoral, a Fundação Casa de Rui Barbosa e a Academia Brasileira de Música. Na Temporada 2009, o Quarteto Radamés Gnattali se apresentará em Nova York, Budapeste, Helsinki, Porto, Buenos Aires, Asunción, Maputo, Pretoria, Cidade do Cabo e Luanda.
"A interpretação do Quarteto Radamés Gnattali me deixou com os olhos rasos d'água.
Não perca." (Opera Today website)
"Rico em verve e convicção" (Folha de São Paulo)
"Uma sonoridade de perfeito equilíbrio e fraseado impecável." (JB Online)

Serviço:

Dia: 06 de Agosto
Horário: 20h
Entrada Franca - Ingressos limitados na bilheteria do teatro, distribuição a partir das 16h.

Nenhum comentário: