Sesc Encena - "Faladores" - Dia : 22/06 - 20h

FALADORES

A Cia Mário Nascimento, em 2008, com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Cultural (PPC 2006/2007) e da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, estreou seu novo espetáculo: “FALADORES”, com direção e coreografia de Mário Nascimento, trilha sonora de Fábio Cardia e assistência de direção e de coreografia de Rosa Antuña. O espetáculo tem a classificação livre e a duração de 50min.
Em “FALADORES“ o grupo pesquisou uma “linguagem” própria de comunicação com códigos sonoros e criação de palavras – Eh momoá! A xi a ché! – num dialeto inventado, o “momoês”, que transita pelo espetáculo assim como o Português, Alemão, Inglês, Espanhol e Francês.
O trabalho tanto em sua concepção quanto em sua construção, buscou fundamentos teóricos e conceituais em autores como Paul Zumthor (“Performance, Recepção e Leitura”) e Yoshi Oida (“O Ator Invisível”). O espetáculo, inclusive, registra um pequeno trecho do capítulo 4 – A FALA – do livro de Oida.
Em cena, oito artistas influenciados pela dança, música e teatro, buscam dialogar entre si e com o público, utilizando a arte como seu meio de comunicação.
“FALADORES” aborda o tema oralidade, trazendo para a cena diversas formas de comunicação através do som, da música, da palavra, poesia, dança, ação e movimento. A necessidade do homem em se expressar e, apesar das barreiras, se fazer entender. A arte como seu principal objetivo: comunicar.
“FALADORES” é movimento, gesto, palavra e ritual. A oralidade como performance e a performance como definição de comunicação, dando ênfase à natureza da linguagem oral e gestual. O gesto e a palavra como sensações humanas e forma eficaz de comunicação poética e dramática.

“Aprendi o silêncio com os faladores.” - khalil Gibran

A Cia. Mário Nascimento, em seus dez anos de existência, tem sua pesquisa de linguagem sustentada pelas conexões entre dança, música e teatro. A Cia MN se caracteriza por sua movimentação atlética, sem perder a busca de um refinamento no movimento que a torna bastante singular na sua forma de expressão.

* Elenco: André Rosa, Daphne Chequer, José Villaça, Mariel Godoy, Léo Garcia, Marco Túlio Ornellas, Mário Nascimento, Rosa Antuña e Thaïs França.
Dia: 22/06 - Segunda -Feira
Horário: 20h
Entrada Franca

Nenhum comentário: