Projeto Boca de Cena - Dias 24, 25, 26, 27 e 28.

Data: 24 e 25 de junho - 4ª e 5ª feira
Grupo convidado Grupontapé de Teatro
Monólogo com Marcial Rezende
Espetáculo: A Rainha do Rádio
Direção: Antonio Carlos Brunet
20h - Teatro Rondon Pacheco

Adelaide Fontana, radialista, há 25 anos frente ao programa “Suspiros ao meio-dia”, programa diário de variedades, é demitida da ZYK-7, Rádio Esperança do Interior, sob alegação de reformulação do quadro de pessoal, devido à política interna da emissora. A ação da peça transcorre durante o programa de despedida de Adelaide que, às escondidas, abre a Rádio, colocando-a no ar, à meia-noite, quando resolve, então, realmente levar a público o verdadeiro motivo de sua demissão e, conforme suas próprias palavras, “colocar os pingos em todos os 'is'”.
Marcial Rezende e sua experiência ProfissionalAtor nos espetáculos: “O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna e “Balaio Popular: Cordel e Mamulengo” - Grupontapé de teatro, “Os elefantes se alimentam de flores”, de Roberto Drummond, adaptação Breno Milagres - personagem: Dr. Tarley - Rede Minas de Televisão.Direção e adaptação de texto no filme de Curta-Metragem "Conversa para distrair a morte: Asas ao redor de mim"- Irley Machado, estréia em Direção Cinematográfica no Filme "Asas" - 2008
Show Pena Branca e Família Caipira do Grupontapé2a. Mostra do Grupontapé de Teatro; espetáculo: “O Beijo na Terra”Mostra 08 Anos do Grupontapé de Teatro; espetáculo: “Da Pré-História a Modernidade”.
Antonio Carlos Brunet e seus trabalhos como Diretor:
*VERDE - Show musical de NEI LISBOA, *A SECRETA OBSCENIDADE DE CADA DIA - De Marco Antonio da la Parra, *KING KONG PALACE - De Marco Antonio de la Parra, *ASPARGOS URUGUAIOS EM OFERTA - De Vera Karam dentre outros.
*Foi, durante dois anos, integrante da equipe de Avaliadores para o Troféu Açorianos e Tibicuera, para escolha dos melhores do Teatro Adulto e Infantil, respectivamente, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
*Participa ativamente, desde 1996, como integrante da equipe de jurados/debatedores do Instituto Estadual de Artes Cênicas, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, em vários festivais, em nível estadual e também fora do RS.
*Em 2003 e 2004 integrou a equipe da Secretaria da Cultura do município de São Francisco de Assis, RS, sendo responsável por atividades de oficinas, entre os grupos de teatro da comunidade, e coordenador do Festival Comunitário de Teatro, daquele município, e organizador e coordenador do Projeto de Descentralização do mesmo Município.
O Grupontapé de Teatro foi criado em 1994, durante a montagem do espetáculo “A Mulher Sem Pecado”, de Nelson Rodrigues. Tendo como princípio a difusão das artes cênicas comprometida com o desenvolvimento social, o grupo faz um trabalho contínuo de criação em diferentes linguagens e linhas de pesquisa.
A Escola Livre do Grupontapé de Teatro oferece cursos e oficinas em Uberlândia e outras cidades. Uma programação permanente acontece no teatro da Escola com apresentações do Grupo, alunos da Escola Livre, convidados e comunidade.
Ficha Técnica:
Direção – Antonio Carlos Brunet
Autor – José Saffioti Filho
Elenco – Marcial Rezende
Maquiagem, figurino e cenografia – Flávio Arciole
Iluminação e seleção de Trilha Sonora – Antonio Carlos Brunet
Produção – Grupontapé de Teatro
Operação de Som e Luz – Grupontapé de Teatro
Contra-Regra – Patrício dos Santos
Dia 26 de junho - 6ªfeira
Cia Circo-Teatro "A mesma de ontem"
Espetáculo: Um sonho e um picadeiro
Direção teatral: Marcelo Briotto
Direção circense: Kate Mônica Costa
20h - Teatro Rondon Pacheco
Realização - Secretaria Municipal de Cultura
Dia 27 de junho - sábado
Cia Circo-Teatro "A mesma de ontem"
Espetáculo: Um sonho e um picadeiro
Direção teatral: Marcelo Briotto
Direção circense: Kate Mônica Costa
18h - Teatro Rondon Pacheco
Realização - Secretaria Municipal de Cultura
Do espetáculo:“Um Sonho e um Picadeiro” é o resultado de oficinas de técnicas circenses e de teatro com o intuito de valorizar o próprio ambiente de ensino como provedor de conhecimento artístico e de local de estímulo de potencialidades distintas que toda a criança e adolescente possui, basta desenvolvê-las. Esse tipo de projeto vem sendo realizado já há alguns anos, ministradas por Kate Costa e Marcelo Briotto nas escolas municipais Dr. Gladsen Guerra de Rezende e Josiany França, no Bairro Jardim Canaã, mas agora possibilitados de uma melhor estruturação técnica e artística pelo projeto Miguilim.
A montagem desse espetáculo destaca as técnicas circenses, como acrobacia, malabarismo, tecido e contorção unidas ao teatro de forma cênica. Nossa história começa com uma família que perdeu um de seus componentes e está passando por dificuldades, o menino é induzido pela mãe a entrar num mundo fabuloso que modificará a sua realidade, dando ludicidade à sua existência. Alguns personagens entram na história trazidos pelas prazerosos palavras dos poemas de Mário Quintana e embalos pelas canções de Vinícius de Moraes, o palco se transforma em um picadeiro mágico onde os sonhos dão significado à vida.
Ficha Técnica:
Texto: Marcelo Briotto
Atores: Bárbara de Lima, Guilherme Alves, Jéssica Nayara e Lucas Alves
Musicista: Luciene Andrade
Contorcionistas: Juliana Ramos, Larissa Rodrigues, Mychele Souza
Malabaristas: Jéssica Nayara, Lucas Alves, Paloma Domingues, Márcio Miranda
Acrobatas: Gabriel Vieira, Mayron Amuy, Marynnara Ribeiro, Mychele Souza
Tecido: Gleicinara Marreiro, Jéssica Nayara, Paloma DominguesTecido
Double: Amanda Souza, Gleicinara Marreiro, Jéssica Nayara, Mychele Souza, Paloma Domingues
Bailarina: Brenda Garcia Costa
Direção Circense e Proponente do Projeto: Kate Costa
Direção Teatral: Marcelo Briotto
Coreografia: Kate Costa e Brenda Garcia Costa
Figurinos: Marcelo Briotto
Adereços: Iriane Rosele Passos
Iluminação: Marcelo Briotto
Fotógrafo: Ricardo Borges
Costureira: Sirlei Ferreira
Coordenação Geral: Rose Battistella
Idealizadoras do Projeto: Kate Costa e Rose Battistella
Data: 28 de junho - domingo
Stripulia e Cia
Espetáculo: Palhaço que conta História que Encontra
Direção: Stripulia e Cia16h e 18h - Teatro Rondon Pacheco
Do espetáculo
Hoje tem Palhaçada?
Hoje tem Estoriada?
Hoje tem Fabulada?
Tem Sim Senhor!!!
Em meio a muita estripulia e algazarra, três palhaços se juntam para contar e representar histórias e fábulas infantis mundialmente consagradas.
Essa peça trabalha aspecto lúdico, gerando aprendizado, alegria e muita diversão. A peça “Palhaço que conta a história que encontra” não foge de linha clownesca e homenageia o mundo do circo com suas gagues e cacos durante o espetáculo, com participação constante da platéia, que entra em cena e ajuda a contar a história, num pout-pourrier de contos, adaptados de forma engraçada e divertida, mágica e cheia de transformações surpreendentes.
Ficha Técnica:
Elenco: Junior Moretti, Márcio Max,Camila Bom Tempo,
Hélvia Araujo (som)
Meirilus Gouveia (montagem)
Da equipe:
Em mais de dez anos de carreira, o Stripulia e Cia vem confirmando seu compromisso com o público, sempre buscando melhorar seus valores e conceitos artísticos e humanos, mantendo desde o início uma linha de trabalho que prioriza o encantatório e fantástico universo do palhaço, voltado principalmente para as crianças. O Stripulia e Cia, para isto, integra artistas e profissionais locais, desde produtores, artistas, iluminadores a contra-regras, monitores, para contribuírem entre si, em um intercâmbio de conhecimentos.

Nenhum comentário: