ÍCARO CIA DE DANÇA APRESENTA BALÉ INSPIRADO NA OBRA DO GÊNIO MUSICAL: SEBASTIAN BACH NOS DIAS 06 E 07 DE JUNHO

Um dos mais conceituados compositores de todos os tempos é inspiração e trilha sonora do espetáculo de dança clássica em cartaz na cidade de Uberlândia nos dias 06 e 07 de junho. Bach Barock Brasilien, da paulista Ícaro Cia de Dança, é baseado na obra do alemão Johann Sebastian Bach e sobe ao palco do Teatro Rondon Pacheco às 20h no sábado e 19h no domingo.

Construído a partir de três poemas do escritor alemão Andreas Gryphius, Bach Barock Brasilien (lê-se Bá Baroque Brazilien) se passa dentro de uma igreja e traz ao público três momentos: inferno, purgatório e céu. No inferno, os bailarinos são controlados como marionetes ao som de músicas sacras. Aos poucos, entram em contato com os sentimentos humanos, como raiva, alegria, luxúria, amor e amizade. A música, então, torna-se um pano de fundo na construção de todo o trabalho coreográfico. Enquanto isso, no céu, o divino se encontra com o lado bom da natureza humana. No final do espetáculo, os bailarinos dançam “Jesus, Alegria dos Homens”, música de Bach (lê-se Bá) que ganhou letra de Vinícius de Moraes.

O nome Bach Barock Brasilien resume as três vertentes do espetáculo: Bach, em homenagem ao compositor; Barock, que significa barroco em alemão e representa o movimento intelectual vigente na época de Bach; e Brasilien, que vem dizer de um Brasil que teve seus maiores mestres da Bossa Nova, como Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, inspirados pela obra do compositor alemão.

A Ícaro Cia de Dança é dirigida e tem como coreógrafo residente Glauco Fernando, responsável também pela direção artística da Artesofia Escola de Dança e Artes (SP). Glauco participa, há mais de 15 anos, do movimento de conservação do balé clássico e repertório; já foi premiado em importantes festivais profissionais, e freqüentou escolas nacionais e internacionais, como a Escola Acadêmica e Coreográfica do Ballet Bolshoi, em Moscou (Rússia), e o Centro Prodanza, em Havana (Cuba).


Ficha Técnica

Bailarinos: Carolina Laurito, Laura Florence, Luisa Righeto, Poliana Lima, e Glauco Fernando
Direção, Coreografia e Figurinos: Glauco Fernando
Cenário e concepção cênica: Flávio Roberto Andrade Freitas
Iluminação: Leandro Paschoal Seixas e Ricardo Leite

Ícaro Cia de Dança

A Ícaro Cia de Dança iniciou seu trabalho em São Paulo, em 2005, participando da Semana de Mostra de Dança na Sala Paschoal Carlos Magno – do Teatro Sérgio Cardoso, explorando a obra de Chico Buarque de Holanda. Concomitantemente, apresenta-se desde 2004, com a temática de Carmem, inspirado na ópera de Bizet. Estreou o espetáculo “Bach Barock Brasilien” em agosto de 2008, em cartaz na cidade de São Paulo e no circuito dos Centros de Ensino Unificados da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O trabalho da Ícaro é focado na base clássica e inspira-se em coreógrafos contemporâneos de dança clássica e moderna, como Balanchine e Maurice Bejart.

Johann Sebastian Bach

Johann Sebastian Bach (1685- 1750) nasceu em Eisenach, uma pequena cidade da Turíngia, no centro da Alemanha. Desde pequeno seu caminho cruzou-se com o da Igreja Protestante de Martim Lutero, da qual sua família, os tradicionais músicos Bach, fazia parte. Sua formação musical começou com seu pai, Johann Ambrosius Bach, músico da cidade, e prosseguiu com seu irmão Christoph, depois da morte dos pais.

A Alemanha do fim do século 17 estava dividida em estados independentes, mas abertos a culturas européias, como as da Itália e França. Foi nesse cenário que o jovem Bach adquiriu uma sofisticada formação cultural, absorvendo a arte dos compositores antigos e também a de seus contemporâneos barrocos Antonio Vivaldi, Reincken e Frescobaldi, entre outros. Consta-se que, ainda criança, Bach transcrevia obras de autores em alemão, latim, francês ou italiano.

Johann Sebastian Bach teve 19 filhos: sete com a prima Maria Bárbara (que morreu 12 anos depois do casamento) e 13 com Anna Magdalena Wülken, cantora da corte. Destes, cinco seguiram seus passos na música.

Apesar da genialidade, Bach não foi compreendido nem devidamente no seu tempo. Após a sua morte, suas músicas praticamente caíram no esquecimento. Sua obra ficou nas sombras até 1829, quando Felix Mendelssohn regeu a Paixão Segundo São Mateus em Berlim, o que garantiu o resgate da obra do compositor e a sua consagração definitiva. Bach, que morreu completamente cego, era considerado por Mozart e Beethoven como o "o pai da harmonia".


Andreas Gryphius

Andreas Gryphius é um poeta barroco contemporâneo a Bach. O seu legado artístico teve início ainda no colégio, quando o poeta, com apenas 17 anos, terminou seu primeiro poema épico escrito em latim: “Herodis Furiae et Rachelis lacrymae”, cuja base é o relato da morte dos inocentes em Belém a mando do Rei Herodes, narrado no Evangelho de São Mateus, além da obra do historiador judeu Flávio Josefo.

Gryphius foi, sem dúvida, o dramaturgo alemão mais importante do século XVII. Suas principais influências foram o teatro jesuítico, o classicismo holandês de Vondel, o drama clássico francês, Sófocles e Sêneca como também a de Optiz.

Serviço

Espetáculo de dança clássica Bach Barock Brasilien, com a Ícaro Cia de Dança
Data: 06 e 07 de junho de 2009
Horário: sábado, às 20h e domingo, às 19h
Local: Teatro Rondon Pacheco – Rua Santos Dumont, 517 – Centro
Galeria do Uberlândia Clube
Recepção e Bilheteria: 3235-9182
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, com apresentação de documentos exigidos nas prerrogativas legais)
Classificação Etária: Livre

Informações e entrevistas:

Tudo em Pauta Assessoria de Imprensa
Érika Digon
(11) 5044-5558
erika@tudoempauta.com.br

Artesofia Produção Cultural
Flávio Freitas
(11) 3535-2904
contato@artesofia.com.br

Nenhum comentário: